Qual animal define sua startup?

Quem convive no mundo das startups sabe que elas podem receber classificações que fazem referências à animais de acordo com as suas características e o modelo de negócios da startup. Esta é uma forma divertida e fácil que o mercado encontrou para identificar se uma startup vale ou não a pena o investimento, por exemplo.

Durante as minhas pesquisas realizadas no dia 30/03/2021 eu encontrei diversas classificações, mas neste texto quero trazer as mais utilizadas pelo mercado atualmente: unicórnios, zebras, camelos, coelhos e dragões.

Foto por Kaboompics .com em Pexels.com
UNICÓRNIOS

Os unicórnios são animais raros da mitologia que simbolizam a força e a pureza.

As startups são classificadas desta forma desde 2013 pela Ailen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, alegando que eram raras as startups que adquiriam valor de mercado superior a US$ 1 bilhão antes do IPO (já falei sobre isso neste texto). Além disso elas possuem como características:

  • Alto grau de inovação e forte presença nas redes sociais;
  • Compra outras empresas;
  • Possui crescimento rápido e agressivo;
  • Foco no cliente;
  • Apoio à diversidade entre seus colaboradores;
ZEBRAS
Foto por Leif Blessing em Pexels.com

As zebras são animais que vivem em grupo protegendo a si e umas às outras. Além disso, este animal remete à praticidade pela sua cor “preto no branco”.

As startups zebras são aquelas que se unem a outras startups de modo que elas se ajudem entre si, buscando mais resistência. Outras características destas startups são:

  • Buscam a objetividade, promovendo lucro e melhorando a sociedade, sem precisar sacrificar um pelo outro;
  • Com a produção coletiva forte junto a um grupo de startups, buscam uma “resistência inigualável” e eficiente de capital.
CAMELOS
Foto por Frans Van Heerden em Pexels.com

Os camelos são animais que se adaptam muito facilmente a climas e circunstâncias diversas, como a falta de comida e água, por exemplo.

É por causa dessa principal característica que startups têm ganhado o mercado e atraindo mais investidores durante a pandemia do COVID-19. São startups que se mostram resilientes à crise e com boa governança focada em sustentabilidade e sobrevivência, buscando a segurança para se manter firme no mercado. Elas possuem ainda como características:

  • Estabilidade, mesmo em momentos de crise;
  • Não financiam seus produtos;
  • São cautelosas com investimentos de risco;
  • Possuem boa gestão de custos;
  • Possuem visão de longo prazo.
COELHOS
Foto por Pixabay em Pexels.com

Curiosamente as características do animal em si não são utilizadas como analogia para as startups. A associação ao animal se dá a partir do acrônimo RABBITS em inglês que significa Real Actual Business Building Interesting Techs (Negócios reais criando tecnologias interessantes).

São startups que criam tecnologias interessantes que impactam o mundo, crescem num ritmo mais lento, são de menor porte, possuem controle de custos mais firme e, entregam resultados e lucros reais.

DRAGÕES
Foto por Plato Terentev em Pexels.com

Para este animal não consegui encontrar nas pesquisas uma analogia clara. Apenas que é um animal muito raro e muito feroz.

São startups que arrecadam mais de US$ 1 bilhão em apenas uma rodada de investimento e conseguem retornar todo o investimento de um fundo de venture capital aos seus acionistas. Se olharmos para o mercado percebemos que são raras as startups que conseguem realizar estes feitos com maestria.

Como destaquei no início do texto, ainda encontrei como analogias os animais elefantes, veados e baratas. Mas para ser mais objetiva com vocês, preferi destacar aqui as principais e mais utilizadas. Se desejarem conhecer as demais, comenta “Eu quero conhecer as demais”.

Compartilhe o conhecimento com seus(suas) amigos(as)!

REFERÊNCIAS

UOL Meu Negócio: Sua startup é do tipo dragão, barata, coelho ou unicórnio? Descubra!. Disponível em: <https://meunegocio.uol.com.br/blog/sua-startup-e-do-tipo-dragao-barata-coelho-ou-unicornio-descubra/#rmcl>.
STARTUPI: Unicórnio, dragão, coelho e barata: em qual categoria sua startup se encaixa?. Disponível em: <https://startupi.com.br/2016/05/unicornio-dragao-coelho-e-barata-em-qual-categoria-sua-startup-se-encaixa/>.
ABStartups: O Que Significa Unicórnio No Mundo Das Startups!. Disponível em: <https://abstartups.com.br/o-que-significa-unicornio/>.
André Bona: Startup unicórnio e camelo: você conhece as diferenças?. Disponível em: <https://andrebona.com.br/startup-unicornio-e-camelo-voce-conhece-as-diferencas/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20uma%20startup%20camelo%3F,a%20sustentabilidade%20e%20sua%20sobreviv%C3%AAncia.&text=Diferente%20das%20unic%C3%B3rnios%2C%20que%20buscam,procuram%20ter%20uma%20jornada%20diferente.>.
Whow!: Você sabe a diferença entre as startups. Unicórnios, Zebras, Camelos e Dragões?. Disponível em: <https://www.whow.com.br/startups/voce-sabe-a-diferenca-entre-as-startups-unicornio-zebra-camelo-e-dragao/>.
Gazeta do Povo: Unicórnio, zebra, camelo: o que significam os apelidos das startups?. Disponível em <https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/entenda-os-apelidos-das-startups/>.
Both Sides: Most Startups Should be Deer Hunters. Disponível em <https://bothsidesofthetable.com/most-startups-should-be-deer-hunters-7fdecf58f4f6>.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s