Você sabe a diferença entre vesting e stock options?

VESTINGSTOCK OPTIONS
Pode ser utilizado em qualquer tipo societário que não seja a S/AExclusivo para S/A
Não é permitida a vendaÉ permitida a venda
A participação será nos resultadosRecebe dividendos
A participação nas decisões deverá estar prevista no acordo de quotistasNão confere direito de sócio e por isso não participa das decisões da companhia
Instrumento legal: contratoInstrumento legal: ação emitida pela companhia

Vesting e stock options são instrumentos muito utilizados no ecossistema de startups como uma das formas de reter os talentos na companhia.

Tanto o vesting como o stock options o/a colaborador/a possuirão um “pedacinho” da companhia e por esta razão alguns empreendedores não sabem qual, quando e como utilizar.

É muito importante que a startup esteja com uma boa assessoria jurídica que entenda a dinâmica do ecossistema de startups, caso contrário o instrumento errado no momento errado poderá causar problemas para a companhia. Outro problema é o acordo de sócios, contrato social ou o estatuto social estarem mal redigidos e acabarem prejudicando tanto os fundadores quanto os colaboradores.

Por fim, quando falo em momento certo é importante que a startup tenha bem definida a estratégia que será utilizada para o crescimento da companhia e para captar um investimento. O tipo de instrumento utilizado, os documentos societários e as exigências do investidor poderão facilitar ou não a captação de investimento. Esse trio precisa de fluidez na comunicação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s