Solução de conflitos utilizando a negociação

“Negociação é o processo de comunicação que ocorre quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós” (G. Richard Shell). “Negociar bem não significa ganhar sempre, mas chegar a acordos mutuamente vantajosos” (E. Ferraz). O autor Jeff Weiss, no livro “Negociações eficazes” defende que negociar é uma questão de criatividade e não de conciliação.

Saber negociar pode elevar a autoestima, ter ganhos financeiros, ter mais tempo livre, melhorar as relações interpessoais e dizer “não” nas horas certas.

Para que uma negociação surta o efeito esperado deverá ser levado em consideração as pessoas envolvidas, os problemas que buscam resolver, as informações que se tem disponíveis e entender o fluxo da negociação.

Um(a) bom(boa) negociador(a) tem como características bem equilibradas o foco no resultado, a preocupação com as pessoas envolvidas, o senso de urgência, a organização e a capacidade de convencimento.

A negociação, aceita pelo Direito Brasileiro, pode ser utilizada como um meio para solucionar conflitos contratuais e empresariais de modo que ambas as partes busquem a melhor solução possível. Do resultado poderá ser gerado um contrato com regras livremente pactuadas entre as partes ou o encerramento do contrato.

Buscar solucionar os conflitos extrajudicialmente poderá reduzir drasticamente os custos com o tempo que o processo leva para chegar a uma solução final e pode evitar ter do Judiciário uma resposta insatisfatória para uma das partes.

Parte do texto foi extraído da academia “A arte da negociação” promovida pela Fabwork.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s