Você é empreendedor(a) ou empresário(a)?

Empreender não é uma profissão. Empreender é uma característica associada a pessoas que possuem a facilidade para identificar uma oportunidade no mercado (visão; é inovadora), a habilidade para execução da ideia (competência), geralmente, correndo um grande risco abrindo uma empresa (coragem; tem iniciativa). “Ser empreendedor é ousar, é ter um comportamento criativo e ideias inovadoras, seja em uma empresa própria ou não” (Portal Ignição Digital – @igdoficial).

Já o empresário é a pessoa que administra uma empresa ou negócio com a capacidade de fazê-lo prosperar. No Código Civil Brasileiro, empresário é aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços” (art. 966). Ou seja, ser empresário “exige conhecimento de gestão, finanças, planejamento estratégico e administração e outros assuntos” (Portal Ignição Digital – @igdoficial).

Observa-se, portanto, diferenças cruciais entre estas duas figuras. É possível que encontremos por aí pessoas que tenham as duas características ou apenas uma delas.

Agora que você já sabe qual a diferença, já consegue responder a pergunta do título?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s