Big data e analytics

Pra mim os dados são as novas commodities. Alguns chamam de “novo petróleo”. Para empresas os dados de seus clientes coletados na internet são sua fonte de tomada de decisão estratégica para gerar lucros e aumentar o seu valor de mercado. Para o mundo, a internet é uma grande produtora de dados e informações produzidas por todas as pessoas que possuem desde um simples e-mail até as redes sociais que conhecemos

Quem primeiro descobriu este universo foram as empresas de tecnologia (Google, Facebook, Apple, etc.). Ao descobrirem venderam para as empresas com presença na internet a possibilidade destas ofertarem os seu produtos e serviços trançando o perfil dos seus potenciais clientes com base nos cliques que estes efetuam quando estão navegando na internet.

Em palavras simples, cada clique seu equivale a uma possível venda que você poderá fazer no futuro [já achou estranho aparecer a propaganda de um determinado produto ou serviço depois uma simples curtida numa rede social?]. Os mais ousados, ainda citam ainda a possibilidade de os nossos aparelhos que estiverem conectados à internet coletarem os dados de voz ou das câmeras [já cobriu a câmera do seu notebook?].

Por causa de todo esse volume de dados que espalhamos na internet que surgiram a General Data Protection Regulation (GDPR) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ter controle sobre os dados coletados, armazenados e tratados pela empresa é mais um diferencial que ela pode apresentar ao mercado já que cada vez mais os usuários conectados exigem privacidade sobre suas informações pessoais tanto no mundo virtual quanto no mundo real.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s