Inteligência de negócios na Advocacia

Inteligência de negócios, do termo inglês business intelligence (BI), é um conjunto de processos que realiza a coleta, organização, tratamento e monitoramento de dados que auxiliam na tomada de decisões de uma empresa. Diante deste conceito e de tudo que fora apresentado até o momento é claramente perceptível a aplicação no cotidiano do exercício da advocacia.

Fazer análise de precedentes judiciais no dia a dia é trabalhoso, demanda tempo e faz o profissional deixar de pensar de forma estratégica a sua atuação. Na atual conjuntura da economia no Brasil e no mundo não cabe mais pensar que o escritório de advocacia não pode tratado como uma empresa, mesmo havendo as limitações éticas da profissão.

Pensar de forma estratégica na advocacia é ter a capacidade de encontrar ou criar nichos de mercados de acordo com as mudanças trazidas pela tecnologia e inovação em modelos de negócios. É olhar para o mercado local onde atua e encontrar uma dor que a sociedade possui e tentar solucionar da melhor maneira possível com aplicação das soluções alternativas de conflitos, atuando de forma consultiva e preventiva, buscando sempre evitar judicialização do conflito.

Tudo isso é possível quando o profissional repensa a sua trajetória e inova adotando novos processos de tomada de decisão estratégica no exercício da sua profissão ou no seu escritório, independe do porte e do modelo de negócios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s