Inove sua advocacia

Infelizmente a educação brasileira está “falida” em qualquer nível de ensino! Falta temas como inovação, empreendedorismo, gestão e educação financeira. Precisamos levar para as salas de aula uma teoria que se aproxime mais da vida real que uma pessoa enfrenta no mercado de trabalho.

No Direito não é diferente. Cada vez mais o MEC tem autorizado a abertura de novos cursos no Brasil (atualmente são 1730, segundo informações do próprio MEC) e sem nenhuma discussão (nem pelo MEC e nem pela OAB) sobre os impactos que a inovação e as transformações sociais podem trazer na atuação de nós juristas.

Por ter sede de conhecimento, descobri isso muito cedo na minha advocacia e meu posicionamento é muito diferente da grande maioria dos recém-formados e Jovens Advogados como eu. Muitos entram no mercado descrentes diante do número de advogados ativos (de acordo com a OAB são mais de 1 milhão de advogados registrados no país) e sem saber em qual área atuar, como gerir um escritório, ter inteligência de negócios, tomar de decisões mais estratégicas, inovação e outros temas importantes que não abordados na universidade.

A tecnologia está impactando muito na atuação dos juristas devido ao imenso volume de informações e dados gerados por processos judiciais, principalmente pelo Judiciário brasileiro que é recorde de processos no mundo. Até 2017 foram 29.113.579 de casos novos e 80.069.305 pendentes, segundo relatório de 2018 do Justiça em Números do CNJ.

Inovação com aplicação da inteligência artificial, da ciência de dados e da jurimetria ajuda a resolver esse cenário? SEM SOMBRA DE DÚVIDAS! Estudar o mercado para criar novos nichos de atuação e inovar são os principais desafios que a advocacia enfrenta atualmente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s